"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como o oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo"

Mahatma Gandhi

terça-feira, 23 de junho de 2009

Artigo: Redescobrindo o lado brilhante das emoções

A maioria das pessoas confunde o significado de ‘emocional‘. Toda pessoa tem seu lado emocional. As emoções são parte de natureza humana. O desenvolvimento do hábito de esconder as emoções não é saudável. O que significa que, quando você não expressa o que sente, fingindo algum outro tipo de emoção, esforço emocional, você acaba prejudicando a sua saúde.

Uma faceta do aspecto emocional pode ser visto quando pensamos no que significa ser um ‘bom profissional’. Relacionando o conceito ao tópico emoção eu diria que um profissional verdadeiro é a pessoa que aprende a lidar com suas emoções de um modo que saiba como manter um nível alto de emoções positivas dentro dela mesmo.

Não existe nenhum dano em expressar o lado ‘emocional‘. Problemas acontecem porque as pessoas não sabem como lidar com as emoções corretamente. Algumas vezes o lado sentimental será a melhor atitude para ser compartilhada.Aprender como manter um nível alto de emoções positivas pode ser uma ferramenta poderosa, que habilita uma pessoa a circular em qualquer campo sem perder sua autenticidade.

As emoções estão disponíveis, independente do lugar em que nos encontramos. Nós não precisamos pagar por isto. Não é que elas tenham permissão somente para se expressarem em um cinema, nas páginas de um livro ou quando ocorrerem grandes ganhos ou perdas. As emoções estão dentro de nós. Depende de como nós lidamos com elas. Alguns desafios nos trazem emoções - e crescimento pessoal, que muitas vezes emerge destes desafios, e se fortalecem em nossas vidas, através de emoções que alimentam o espírito.

Ter sentimentos é sempre positivo, também no interior das empresas. Algumas vezes revelar o lado emocional é o único portal para acessar universos que uma “atitude fria” ou convencional jamais acessaria. Dar vida aos sentimentos é uma expressão de nossa humanização. Há muitos casos em que tudo que uma pessoa precisa para mudar sua vida é de um banho de humanização, e isto pode ser interpretado de várias maneiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário