
Mesmo sendo despresadas pelas organizações, a importancia da emoção nas atividades profissionais, vem ganhando cada vez mais atenção.
O conhecimento das emoções pode ajudar a entender melhor o processo de seleção nas organizações, a tomada de decisões, a liderança, os conflitos interpessoais e os desvios de comportamento no ambiente de trabalho.
Os administradores podem controlar as emoções de seus colegas e dos subordinados? Não. As emoções são partes integrantes da natureza humana.Os administradores cometem um erro ao ignorar os elementos emocionais do comportamento organizacional ou ao avaliar o comportamento das pessoas como se fosse puramente racional. Como disse muito bem um consultor, "você não pode separar as emoções do ambiente de trabalho, porque não pode separar as emoções das pessoas". Os administradores que compreenderem o papel das emoções vão melhorar significativamente sua capacidade de explicar e prever o comportamento individual.
As emoções afetam o desempenho no trabalho?
A resposta é Sim. As emoções negativas, especialmente, podem prejudicar o desempenho. Esta é a mais provável razão pela qual as organizações procuram eliminar as emoções do ambiente de trabalho. Mas as emoções podem também melhorar o desempenho. Como? De duas maneiras. Primeiro, as emoções podem alavancar a vontade, agindo como motivadoras para um desempenho melhor. Segundo, o esforço emocional reconhece que os sentimentos são parte do comportamento necessário ao trabalho. Dessa maneira, a capacidade de administrar eficazmente as emoções em posições de liderança ou de vendas, por exemplo, pode ser crítica para o sucesso.
O que diferencia as emoções funcionais das disfuncionais no trabalho?
Embora não haja uma resposta definitiva para esta questão, tem-se sugerido que a variável crítica moderadora seria a complexidade da tarefa atribuída ao indivíduo. Quanto mais complexa a tarefa, mais baixo o nível de emocionalidade permitido para que não haja interferência no desempenho.
Embora um mínimo de emocionalidade seja até necessário para um bom desempenho, altos níveis interferem na habilidade para a tarefa, especialmente quando o trabalho envolve processos de cognição detalhada ou de cálculo. Como a tendência é de que o trabalho se torne cada vez mais complexo, percebe-se porque as organizações se esforçam para impedir a demonstração. Muito exacerbada de emoções - especialmente aquelas mais intensas - dentro do ambiente de trabalho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário