"Nunca perca a fé na humanidade, pois ela é como o oceano. Só porque existem algumas gotas de água suja nele, não quer dizer que ele esteja sujo por completo"

Mahatma Gandhi

sexta-feira, 19 de junho de 2009

Notícia: Jovens adultos são lentos no controle das emoções

HYPESCIENCE - a Ciência é a grande estrela do mundo real
Revista online de estudos científicos

Com a idade, vem a habilidade de regular emoções e não interromper uma tarefa que exija concentração – de acordo com uma pesquisa publicada nesse mês. O estudo descobriu que regular as emoções – em outras palavras, reduzir sentimentos negativos e inibir pensamentos indesejáveis – é algo que impede que pessoas mais jovens se concentrem. Já os mais velhos fazem isso com facilidade.
“Somos os primeiros a demonstrar que o controle de emoções varia de acordo com a idade” diz Fredda Blanchard-Fields, professora de Teologia na Geórgia.
A pesquisa, que incluiu 72 pessoas que têm entre 20 e 30 anos e 72 pessoas com idades entre 60 a 75 anos foi conduzido por Blanchard-Fields. Para a investigação, três quartos dos participantes assistiram um vídeo de uma representante comendo coisas nojentas por dinheiro. O vídeo tinha como objetivo produzir asco nos voluntários.
O resto dos participantes assistiu um vídeo que mostrava dois amigos falando do vestido de uma mulher e tomando cerveja. Esse não deveria provocar emoções.
Depois de assistir seu vídeo, cada participante jogou um jogo de memória em um computador. Um número de zero a nove aparecia na tela e o participante tinha que determinar se esse número era igual ao que aparecera dois números antes. No total eram 22 desafios desse tipo, antes que a tarefa fosse concluída – e o computador produzia o score.
O resultado foi que os participantes expostos aos filme “nojento” se deram melhor no teste do que o resto – e os mais velhos que assistiram esse filme, foram melhor do que os mais novos.
As próximas pesquisas pretendem analisar como os adultos mais velhos atingem as mesmas emoções sem tanto esforço cognitivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário